quinta-feira, 24 de março de 2011

Ex-mendigo constrói carro com martelo e talhadeira na Paraíba

O ex-mendigo Orismar de Souza, 35 anos, morador de São José de Piranhas (PB), sempre teve o sonho de dirigir um carro. A paixão automobilística surgiu aos 9 anos, quando começou a construir carrinhos com lata de óleo, no sítio onde trabalhavam os pais, produtores rurais em Cajazeiras (PB). Aos 17 anos, ele viu um dificiente físico dirigindo um carro adaptado e teve o seguinte lampejo: "vou construir meu próprio carro". O sonho se tornou realidade em dezembro de 2010, quando ele concluiu o seu atual meio de transporte, o 'camarão móvel'.



Usando apenas uma talhadeira e um martelo, que foram presentes de um vizinho, Souza disse que começou a cortar as primeiras chapas de aço. "Virei piada. Lembro de quando vi um homem montando um portão em uma casa e perguntei onde ele comprava as chapas de aço. Ele riu da minha cara e disse que eu estava louco quando falei que queria construir um carro."

Souza contou ao G1 que chegou a passar fome para guardar dinheiro e conseguir comprar o material para a lataria do 'camarão móvel'. "Deixava de comer para juntar todo o dinheiro necessário. Em quatro meses eu juntei R$ 450 e fui até a cidade comprar as chapas. Ninguém acreditava, todo mundo ria de mim. Fui muito humilhado por isso, mas eu venci e construí meu carro, sozinho, com minhas próprias mãos."

Ele disse que a inexperiência em lidar com o aço quase o fez desistir do sonho. "Comecei a cortar o aço com a talhadeira e o aço foi ficando mole, não sabia mexer com isso e me assustei. Depois, quando fui dobrando as peças, ele voltou a ficar rígido. Foi Deus que me ajudou e consegui dar forma ao carro."

A única habilidade que Souza disse ter era lidar com a terra, quando ajudava os pais na roça. "Comecei a fazer miniaturas com o metal das latas de óleo que minha mãe usava em casa. Trocava os carrinhos por galinha, ovo, comida e roupa. Era o jeito que eu conseguia ajudar meus pais. Eu fazia carro de polícia, trator e até picape. Quando meus pais viram aquilo, até compraram uma latinha de tinta para eu pintá-los."


Para construir o 'camarão móvel', Souza disse que pedia muitas peças nas oficinas da região e também pegava tudo que era descartado no lixo. "Peguei um motor de motocicleta, de 125 cc, para mover o carro. Antes, a ligação era feita com pedal, igual ao de moto, na parte traseira. Agora, em dezembro, consegui fazer a ignição com chave e também coloquei câmbio com ré."

Souza disse que o 'camarão móvel' chega até 80 km/h na rodovia de asfalto. "Na cidade e no barro eu ando devagar, não passo dos 40km/h. Cabe duas pessoas, mas não tenho namorada. Quando ando na rua é aquela festa, porque muita gente me admira e acaba tirando foto."

Apesar de ter conseguido construir seu próprio carro, o ex-mendigo, que faz bicos de faxineiro e cortador de cana, disse que espera um dia arrumar uma garagem fixa para seu 'camarão móvel'. "Na verdade, na verdade, ainda sonho em ter um carro direitinho, com placa, documento e tudo, além de um lugar para guardá-lo com segurança."

Do G1

8 comentários:

Anônimo disse...

Às vezes, vejo muitos universitários querendo passar uma imagem de que são os únicos a saber e poder para fazer estas coisas, falo como universitário, daí, vem um cara simples, sem estudo e da roça, monta uma caisa que nos faz pensar um pouco mais adiante na vida. Que superação!

Parabéns amigo

joás aventureiro disse...

Parabéns, você nos mostrou, que nenhum sonho é impossivel quando há trabalho. Enche-nos de orgulho, pessoa simples, que corre atrás de seus objetivos sem olhar as dificuldades. PARABÉNS MESMO!

Unknown disse...

Parabéns ao Orismar porque nos mostrou o quão capazes somos quando queremos. Ele diz ter apenas habilidade com a terra, mas desconhece a própria criatividade e determinação!

Parabéns também ao blog por postar este tipo de notícia. E preciso que as pessoas desmistifiquem essa imagem do sertanejo ignorante e de que é preciso dinheiro e estudo para se conseguir progresso na vida.

Joselita disse...

Me pergunto:De onde vem esta força interior? Contrariando a realidade dura sem recursos. Impressionante! Um lição para todos nós.

Carol Passos disse...

ESSE RAPAZ , É MUITO INTELIGENTE .......... PESSOAS ASSIM , FALTA APENAS OPORTUNIDADES . SEI QUE SE TIVESSE INCENTIVO E OPORTUNIDADE PARA TRABALHAR , IRIA LONGE ..........

Fernanda Paiva disse...

Esse caso mostra que situação financeira/condições sociais/etc não impedem alguém de realizar seus sonhos e chegar em algum lugar.

O que muita gente tem é preguiça e conformismo. As oportunidades, logicamente, não surgem para todos. Mas se elas não surgem, paciência. Vamos atrás delas :)

Anônimo disse...

Na paraiba para sobreviver tem que ser artista poís o estado não oferese meios de sobreviver não insentiva a educação quando realiza um concurso é para lezar os candidatos e contratar apadrinhados. parabens ao criativo paraibano.

Lopes Filho disse...

Certamente isso serve de lição para muitos que tem condição e não põe em prática suas habilidades. É um caso que demonstra claramente os milagres que a motivação e auto-estima próprios podem realizar. Tantos fazem treinamentos de motivação e auto-estima mas não tem o que este rapaz possui naturalmente: Força de Vontade.