sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

E o consumo até que é baixo....

Finalmente consegui fazer uma medida séria no consumo de gasolina do meu carro. O gasto do meu civic 1.6, 16v, é de quase 12 km com um litro desta nossa gasolina batizada e hidratada que é vendida no Brasil.

Vendo em números não me pareceu exagerado o consumo. Claro que tomo medidas para não haver desperdício como pneus sempre em calibrados e o uso racionado do ar-condicionado. Outra boa dica para economizar achei numa matéria da 4 Rodas. Segundo a revista, os carros têm uma velocidade máxima antes de começar a forçar o motor.

Assim, carros 1.0 começam a forçar o seu motor aos 60 km/h, carros 1.6 aos 70km/h. Ao passar este 'limite de velocidade', o carro passa a consumir progressivamente mais. Logo, eu procuro não forçar as marchas nem passar dos 70 km/h. Claro que diversas vezes eu faço uso do motor para arrancar ou ultrapassar, mas não deixo que isso se torne a regra.

Fico imaginando se a inclusão e uso de Gás veicular (GNV) faria grande diferença no fim do mês, mas, como o preço médio do kit dividido alto, usando a economia que eu teria comprando gasolina para pagar o kit levaria muito tempo para começar a economizar. Isso porque eu rodo no máximo 500 km por mês.

Um vídeo achado na Internet dá dicas que eu já uso como a clibragem de pneus, troca de filtros de ar e óleo, a redução de peso com a retirada do que não precisa ficar no carro como malas e outras coisas que acabamos juntando dentro do carro. Mas o vídeo sugere mais. Ele dá a idéia de substituir o estepe por um daqueles sprays que vedam e enchem um pneu furado.

Além disso, o vídeo traz uma 'fórmula milagrosa' para reduzir o consumo do carro: a inclusão de acetona no tanque. Claro que eu não testei. Sei lá como é a gasolina do país onde este vídeo foi feito. Aliás, sei lá quem fez esse vídeo! Mas fiquei curioso e vou perguntar para um químico a respeito.

De qualquer forma segue o vídeo (em inglês) abaixo para quem ficou curioso. Mas se liga, não estou recomendando nada, hein?!


Double Your Gas Mileage! 2X - Funny home videos are a click away

16 comentários:

Unknown disse...

"Ele dá a idéia de substituir o estepe por um daqueles sprays que vedam e enchem um pneu furado."

Considerando que a roda não amasse ou haja um estrago maior....

Anônimo disse...

Pra dar essa idéia de trocar o estepe por spray é porque quem fez essa matéria não conhece as ruas e estradas do Brasil, onde perder um pneu ou roda vítima de buracos é a coisa mais fácil!

Marcos disse...

Deve haver algum engano... Eu tenho um Civic 2008 e o consumo urbano varia de 5,1 a 5,9 km/l (gasolina). E a Internet tem _muitos_ comentarios sobre o alto consumo do carro. Acho inadmissivel uma marca como a Honda fazer carros no seculo XXI com este consumo absurdo.

Anônimo disse...

Ola tenho um Civic 1.7 LX ano 2003, estou achando muito estranho o consumo desse carro, na estrada não tem uma média fixa, pois ja fiz de 13 km por litro até pasmém 19 km por litro, e iusso com carro sempre com no minimo 3 pessoas qd fez 19 km por litro o carro estava cheio e com bagagens.

Mas na cidade é sempre na casa de 5km por litro o que é muito intrigante, já passei o carro no scanner e não tem nada de errado a unica coisa que acharam estranho porem dentro da normalidade é a sonda lambda que não zera e demonstra trabalhar com uma mistura mais rica, mas o mecânico disse que pode ser o combustivel ruim.

Alguem tem uma luz ai que pode ser?? eu estou a ponto de trocar a sonda pra ver o que vai dar

luiz paulo simoes disse...

uia e vc ta achando ruim?
seu carro ta com o consumo quase igual de moto!

Anônimo disse...

animal, 5km/l é consumo de moto? afffff... leia primeiro!

Anônimo disse...

Vinicius disse: Tenho um Honda Civic LX 2003 gasol., minha esposa viaja sempre de Cabreúva a Araraquara(250 km) a 100 km/h e gasta 1/4 do tamque(12,5 litros)média de 18km p/L. já meu filho viaja de Cabreúva a Piracicaba(110 km) a 120 ou 130/h e gasta 1/2 tanque(25 litros)média 4,5 km/L. A economia esta relacionada ao peso do pé do motorista.

Anônimo disse...

Nossa fiquei "grilado" com a diferença da esposa para o filho! Que pé é esse!! Abraços

Adriano disse...

A explicação pra diferença de "pés" está na própria explicação do começo do texto, a velocidade em q a direção começa a forçar o motor.

Meu Civic segura 15 km/l tranquilo na estrada, ñ importa qtos estejam dentro desde q ñ ultrapasse dos 100 km/h, logo, avise isso pro seu filho e vc vai ver como o consumo vai ficar mto próximo do da sua mulher.

Mas na cidade tá uma tristeza, 6,5 no máximo q tô conseguindo fazer. O prob ñ é só velocidade, mas as arrancadas tb, tdas as vezes q brinco de velozes q furiosos percebo q meu tanque vai mais rápido, contudo jamais deveria chegar nesse ponto. Suspeito mto dos freios prendendo o carro, algumas pessoas suspeitam da injeção de gasolina. Já me sugeriram até nafitalina no tanque

Será q alguém tá uma idéia?

Guilherme disse...

Naftalina no tanque vai fundir o seu motor!! Penso que o consumo varia de motorista pra motorista e qualidade de combustível..

abraços

Unknown disse...

ola boa noite. tenho um honda serie ouro ANO 99 com rodas 17, 1.6 16v, meu carro aqui dentro com ar ligado, "belo horizonte" tranquilamente 10km por litro. na estrada de bh pra cabo frio "rj" deu 15 tanto na ida quanto na volta, olha que minha media era 120 130 km/hora. fica dica. com rodas 17 heim, haaa detalhe: AUTOMÁTICO, CARRO MUITO CONFORTÁVEL E RESPOSTA BRUSCA

Cezar Araujo disse...

Nao posso de deixar de lado uma coisa: o civic é um carro fantastico! Mas em relação ao consumo deixa a desejar. Percebo q realmente existe uma enorme variação no consumo. Viajo pouco. Ando mais na cidade e meus percursos sempre são os mesmos no mesmo tempo. Poucas mudanças quanto a dirigibilidade, mas quanto ao consumo.... nossa!! Como varia. As vezes marco e calculo e tenho uma reaposta: 6km/l. Outras vezes ultrapassa os 10km/l. Nao acho seu sistema de injeção confiavel. Mesmo na lenta (sem acelerar) a sonda lambda tabalha com enormes variações. Ja troquei por original e assim continuou. Comparei com outros civic e o encontrado o mesmo problema. Mas posso passar uma dica a vcs q tem esse problema de consumo: evitem realizar teocas de marchas proximo a 2.000 rpm. Façam as tocas sempre abaixo dessa faixa de rotação. O motor é forte e ele arrasta. Em carros 1.0 q esticamos a rotação e realizamos a troca. Em maiores cilindradas nao. Façam esse teste!! O maior consumo dele esta nas arrancadas, trocas de marcha e retomadas. Se adaptem ao carro pq infelizmente ele nao se adapta aos nossos pés... abraços.

delta disse...

Caro Cezar, vou pegar um civic 2007 exs, vou por gnv nele, tinha um fit com gnv e agora vou mirar para o civic, espero ter um consumo bom. (GNV 5ª)

Unknown disse...

Meu nome é Cristiano,Também tenho um civic ano 2000!
Ando com rodos aro 18 e o consumo na rodovia é sempre acima de 10km por litro,se eu rodar em baixa rotação e com as rodas originais aro14 nao twm tanta diferença, na rodovia é bomas no bairo consome muito,entorno de 5km por litro acho Muita diferença!

Jailson disse...

Boa tarde amigos tenho um niw Civic 2007 ele tá fazendo no GNV 65 km no butijao de 16 alguém não está bom né?

Unknown disse...

Engraçado rsrs já aconteceu comigo viagei e gastei 19km por litro ,fiquei pasma rsrs sendo que na cidade gasto horrores !!!!!estiubsem ele passei pra frente por motivo particulares ,estou pensando em comprar outro