quarta-feira, 5 de março de 2008

Civic no prego: engasgou e morreu

E veio a segunda oficina. Para um carro que “nunca quebra” até que o meu tem me deixado bastante na rua. Ontem, indo para o trabalho, meu carro engasgou, reclamou e apagou. No meio da rua.

Deixei ele descansar um pouco, esfriar. Liguei novamente, estava em ordem. Segui. Mas menos de um quarteirão depois ele parou de novo. Dei a partida e ele pegou, segui. Desta vez, morreu logo. O carro engasgava, sacudia e morria.

Comecei então a fazer o caminho da oficina. Liguei para o mecânico que disse que logo estaria lá. Liguei o motor e o carro andou. Somente o suficiente para chegar a um poste de combustível. Lá, o frentista deu uma olhada e não soube dizer qual o problema.

Deixei o carro esfriar e nisso já tinha perdido boa parte do dia de trabalho. Falei com o mecânico uma segunda vez e ele me disse que tentasse chegar, mesmo com o carro morrendo, à oficina.

E lá fui eu. Ligava, sacudia, perdia força e morria. Acho que fiz esta rotina pelo menos umas dez vezes do posto até a oficina. Mas cheguei. O mecânico ainda não. “Estou numa loja de carros, chego já”, me disse por telefone.

Levou cerca de 40 minutos até ele aparecer e, nesta hora, fui mostrar o problema que, claro, não apareceu. Eu achei que esse tipo de coisa só acontecesse com computadores e técnicos de informática. Mas lá estava o carro funcionando que era uma beleza.

Desafiei então o mecânico a dar uma volta no quarteirão com o carro que há pouco não andava nem 50 metros sem morrer. Fiz o quarteirão, uma, duas e até três vezes e o carro não morreu.

Mesmo assim o mecânico me disse que se fosse como eu estava dizendo só poderia ser uma coisa: a bomba de combustível. Meu Deus, pensei, lá vou eu ficar sem o carro mais uma semana. Mas Deca, o mecânico patoense, disse que seria rápido. E sugeriu: “vá para o trabalho e depois você pega o carro”.

Eu já conheço esta história e assim que o dono deixa a oficina o seu carro passa a ser o último da fila e a menor das prioridades. Eu prefiro esperar aqui, respondi já me acomodando no carro.

Trocando em miúdos para não prolongar o texto tanto quanto foi a minha espera, depois de autorizada a compra da peça, que custou R$ 150, a troca começou. A tal bomba fica em baixo do banco traseiro. Só para os camaradas conseguirem tirar o banco demorou uns 20 minutos!

Quando eram cerca de 17h30, o serviço terminou e eu fui liberado. A troca da bomba em si demorou uns 40 segundos, mas eu perdi uma tarde inteira no processo e ainda ganhei um perfume de gasolina no estofamento que certamente ainda ficará lá por mais alguns dias.

Só para saber, perguntei ainda para Deca o que eu precisaria trocar nos próximos meses, já que meu carro está com 98 mil km rodados. Ele previu que será necessário trocar correias e rolamentos do motor. Não ousei perguntar o preço.

7 comentários:

Anônimo disse...

mas se pegares um outro carro...vc vai com certeza sentir saudade desse seu civic...escreve o que estou dizendo!!

Anônimo disse...

Tome cuidado com alguns "Mechânicos". O Civic é um carro de baixa manutenção. Essa história de virou 100.000 Km tem que trocar um monte de coisas é pura balela. Os caras estão acostumados com a linha popular de carros que dá 30.000 Km tem que fazer suspensão, bomba d'água quebra ou faz barulho, nheco nheco aqui, toc toc lá e coisa e tal.
Troque a correia dentada, se ainda não fez, substitua o óleo e filtro em rede concessionária a cada 10.000 Km, verifique os níveis dos fluídos periodicamente, abasteça só em postos de confiança e em resumo, siga o manual do fabricante e tudo acabará bem.

Unknown disse...

Escreva mais sobre seu Civic, acabei de comprar um 2000 EX e estou curioso em descobrir esse carro.

paulo disse...

olá pessoal, tenho um civic 99, o fdm esta me dando uma dor de cabeça danada: qdo ligo ele funcina perfeito, qdo ando com ele uns 5 á 10 min começa o problema, engasga o tempo td. ate parar, nao consigo saber o que poderia esta fasenso isso, pois ja troquei bubina, fitro de combustivel,e de ar, velas, e ja testei a bomba de combustivel, e o problema continua
alguem poderia me ajudar?
lembrando q so qdo aquece da o problema

Anônimo disse...

Civic que "morre" quando aquece: substituir o sensor TDC somente ele e mais nada.

Anônimo disse...

Meu velho, estou com meu civic EX 1999 AT 1.6 VTEC a 160.000 km rodados e NUNCA parou por nada. Claro, revisão na honda a cada 10 mil km.

Unknown disse...

Boa noite,
Meu Civic e 99 ar ex, eu ando com ele normal uns 60 km ou mais ele esquenta mas blz agora se eu desligar ele não pega mais oque pode ser,?