quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Por que um Civic?

Me peguei conversando sobre carros esta semana e um amigo me perguntou: Como é que você troca um Gol 2004 por um carro mais velho?!?

Realmente a pergunta faz pensar, ainda mais a mim, que sempre fui (e ainda sou) fã do bom e velho Volkswagen Gol. Normalmente o que se diz é que marca boa é a do carro zero quilômetro.

Um dos amigos na conversa até disse: Ele trocou sem pensar.

Mas, aí eu revi alguns calculos mentalmente que já havia feito antes da troca e cheguei à mesma conclusão. A troca foi boa. E lógica.

Sem dinheiro para comprar um carro zero. E querendo, desejando até, ter um carro com um pouco mais de conforto, não havia saída diferente da de trocar o meu por um carro mais antigo e com os itens de luxo que eu procurava.

Adoro o Gol, mas queria direção hidráulica, queria ar-condicionado, queria air-bags. Claro, existem gols com tudo isso, mas são mais caros que o Civic. Se optasse por Gol com estes opcionais eu teria que gastar mais ou pegar um carro ainda mais antigo.

Se o carro fosse um Chevrolet, Fiat, Renault, ou Ford, preço seria mais baixo, mas em compensação não teria a qualidade Honda pelo preço dele.

Carros de luxo como o Civic perdem valor de mercado muito depressa nos primeiros cinco anos, os nacionais não. Portanto, é mais barato comprar um bom Civic usado do que um Astra, por exemplo.

Trocando em miúdos, eu troquei o meu carro por um mais antigo sim, mas a idade dele foi o preço que eu paguei para ter mais conforto, uma vez que eu não tinha outra moeda para negociar.

Até agora está valendo a pena. Se eu tivesse grana, certamente eu teria um Gol 1.6 com todos os itens de luxo possíveis e isso seria mais barato do que quer um New Civic. Mas, a preço de hoje, eu tenho o melhor carro que eu poderia ter.

Dica do Diário: Se você vai comprar um novo, compra um Gol. Se vai comprar um com 5 ou 6 anos (claro que há usados e usados), aposta num Civic.

5 comentários:

Unknown disse...

Maurício,
Como você me fala em trocar um Civic ainda que usado por um Gol novo?
Tá loco? O design e o acabamento do Gol são muito toscos.
Eu quero trocar o meu Gol por um Civic, dá mesma maneira que você fez, e pelos mesmos motivos que você citou.
Agora para referência, qual a ficha do carro que você comprou (ano, motor, tipo de cambio, modelo).
Quanto pagou? Consumo, já deu para ter uma base?

Maurício Melo disse...

Rodrigo,
o Civic traz o conforto e a potência que eu procurava, mas isso tem um preço. No meu caso eu precisei ficar com um Civic 2000 (custou R$ 21 mil). Se eu tivesse mais R$ 10 mil, compraria um gol com todos os ítens de conforto e bem mais novo que o Civic 2000. Se eu tivesse mais R$ 30 mil, aí sim eu compraria um Civic 2007.

Anônimo disse...

Realmente, só quem tem ou já teve um civic para dizer o quão bom é esse carro.
Tive um 99/00 de leilão, enchente, fiz o carro funcionar, fiquei 1 ano e meio com ele e nunca deu um problema, só troquei óleo, pastilhas de freio e pneus, mas ah se fosse outra marca......

Anônimo disse...

Possuo um Honda Civic EX 99, e um Honda Accord EXR 2000, e digo com conhecimento de causa, mais vale um civic velho na mão que 2 gols novos e completos na garagem.

Não tem comparação um Honda com um Volkswagen, ainda mais um Gol.

Unknown disse...

poxa tenho um Civic lx 93/94 sedan banco de couro completão fiz toda a suspensão, buchas, caixa de cambio(coloquei cambio automático) e as barras estabilizadoras paguei R$1500 em pneus novos pra viaja e a merda da bomba de combustível vai e me queima bem no fim d semana que fez sol (semana inteira chovendo) to quase pegando até Fiat 147 pra se desfazer dele o mais rápido possível