terça-feira, 21 de outubro de 2008

Arrombaram o Civic dele

O colega blogueiro Gabriel Costa enviou um comentário e um convite para conhecer seu post que fala sobre uma falha na segurança dos novos Honda Civic. Confira um pouco da queixa de Gabriel abaixo ou clique aqui para ler o post na íntegra.

Ao colega, um abraço.

"Em abril deste ano (2008) comprei um Honda New Civic zero km. Na hora de me vender o carro, fui extremamente bem recebido na concessionária Zen Sul de Porto Alegre. De fato, o carro é encantador. Excelente design e ótimo conjunto de acessórios e opcionais. Fechei negócio, e realizei um sonho antigo de ter um veículo de categoria Premium, com valor superior à R$ 70.000,00.

Em setembro deste ano, fiquei sabendo de uma série de arrombamentos ao New Civic. Duas pessoas na minha família e mais dois amigos tiveram seus Honda arrombados da mesma forma. Os ladrões cortam com facilidade o fio da buzina que se encontra no pára-choque dianteiro e posteriormente podem quebrar o vidro do carro. Uma vez dentro do carro, os mesmos tem acesso ao botão de abertura do porta-malas (que mesmo no modo de segurança travado, foi rompido pelos ladrões), roubando o estepe de veículo. Ou seja, já é conhecido a forma como cortar a fiação da buzina do alarme do carro, e o chaveamento interno do porta-malas, não funciona. Na época, entrei em contato direto com a fábrica da Honda solicitando que a empresa reposicionasse a minha buzina. Não obtive sequer retorno.

Pois bem... o meu dia de azar também chegou. Neste último domingo (dia 19 de outubro) meu Honda New Civic foi arrombado às 16:30 no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A forma como arrombaram? A mesma já conhecida! E pior, na mesma rua em que meu veículo foi arrombado, existia outro Honda New Civic que também foi arrombado da mesma forma.

Ao entregar o meu veículo na concessionária Zen Sul para conserto, solicitei mais uma vez (tanto para concessionária quanto para a fábrica) uma solução. O próprio pessoal da concessionária confirmou que eles recebiam com uma certa freqüência Honda Civic arrombado da mesma forma. Após a minha solicitação, a Honda levou 15 minutos para me retornar avisando que não poderiam reposicionar a buzina (ou outra solução) e se caso eu mesmo fizesse alguma alteração, eu perderia a garantia.

Isto em apenas 15 minutos! Ou seja, pela segunda vez (mesmo tendo um número considerável de queixa de roubo de Honda Civic) a fábrica nem mesmo parou para analisar a minha situação. Paga-se mais de R$ 70.000,00 em um veículo, e ninguém lhe dá atenção para que este patrimônio tenha, pelo menos, alguma segurança. Sem considerar a perda que tive por objetos que se encontravam no porta-malas, o orçamento para consertar o veículo ficou em R$ 3.300,00."

Um comentário:

Anônimo disse...

Caramba, mas que droga!

Bom, "mão-na-massa" que sou com meu carro, eu não reposicionaria a buzina. Sequer repassaria o fio dela por outro lugar.
Compraria uma malha de aço ou um tubo de aço e passaria o fio por dentro. Já fiz isso em outros carros. Ao fim do tubo, no lado da buzinha, um pouco de estanho pra dar acabamento, e, do outro lado, nem precisaria nada, pois derionaria o tubo mais para dentro do capô e para cima.

Quanto aos casos, eu entraria na justiça, certamente, contra a Honda, por não se dispor a resolver um problema do veículo. Talvez possa-se arguir (não tenho certeza absoluta, visto que área cível não é minha especialidade) a responsabilidade sobre o bem ou mesmo que essa particular vulnerabilidade em constância com nossa conjuntura social criam uma circunstância passível de ser vista como vício, podendo gerar até mesmo ação por vício redibitório, embasado no código de defesa do consumidor.

Mas, aí, depende do approach que ele quiser dar ao caso. Eu certamente não deixaria quieto.

Abraço