segunda-feira, 19 de maio de 2008

Injeção Eletrônica

Ainda faço um curso de injeção eletrônica para automóveis. É uma arte. É como computadorizar a aceleração, a entrada de ar, de combustível, tudo na medida certa e de forma a fazer com que o carro ande sem desperdiçar gasolina, mas sem deixar faltar alimento para o motor.

Isso tudo só para dizer que o meu carro, um Civic 2000, que eu deixei com faróis ligado e (claro!) esgotei a bateria, pegou no tranco e eu fui feliz para casa. Ah, tu não entendeu nada, né? Eu explico.

É que certa vez meu Gol 2004 teve uma pane elétrica e não pegava. Resolvi empurrar para fazê-lo pegar no tranco. Arrumei uns 10 camaradas na rua mesmo, botei eles para empurrar o carro, passei uma segunda e... nada.

Foram uns três quarteirões e o carro não pegava. Uns gritavam "acelera mais!", outros diziam, "tem que tirar o pé da embreagem". E assim, a cada solavanco que o carro dava eu perdia uns dois ajudantes. Claro que eu sei fazer um carro pegar no tranco.

Mas, depois, só depois é que eu soube que carros com um tipo de injeção eletrônica e aceleração sem cabo e tal não pegam no tranco. Não pegam e ponto. Acabei tendo que fazer uma "chupeta".

Voltando para o início da conversa, descobri que o Honda Civic, pelo menos o LX 2000, pega, sim, no tranco. Que beleza. Ah, os bons carros de antigamente. Daqui uns anos, o cabra vai precisar plugar um dispositivo USB e, na tela de um computador, vai conferir, checar e concertar todos os possíveis problemas que um carro possa apresentar.

P.S. No último post eu ainda contava os problemas que o carro tinha dado e que ele morria e ninguém sabia o que danado acontecia. Pois bem. Era a injeção eletrônica. Agora o carro está filé!

10 comentários:

Anônimo disse...

Então, mas exatamente o que era na injeção?
Estou acompanhando porque acho que vou comprar um civic...

Abraço

Maurício Melo disse...

Fenris,
no fim das contas uma bobina da injeção eletrônica foi trocada e o mecanismo todo foi regulado.

Cristina disse...

Menino...

AMEI seu blog...
Sou absolutamente LOUCA por um Honda Civic, mas ñ entendo p..n.. de carros..rs.rs.rs.
Já tá nos prediletos, ok

bjoksss

Cris

Unknown disse...

Pessoal, tentem entrar para o Honda Club, irão achar tudo que precisarem por lá.
Tb tenho um Civic, 98 EX Automático, e até agora, o meu não quebrou nada!

Maravilha!

Josiel Borges disse...

Estou passando pelo mesmo problema.
O carro derrepente morre, mesmo em alta rotação, dou a partida e o carro volta a funcionar.
E cansativo, esta semana levarei ao especialista em injeção eletrônica pra acabar com este suplicio.

Aproveitando..alguem sabe para que serve o botão que fica no lado direito do ajuste dos vidros retrovisores? Já procurei no manual e não encontrei qualquer referencia.

Abraço

Unknown disse...

josi,

não necessariamente pode ser injeção, pode ser o sistema de ignição, as vezes uma simples revisão possa resolver, como cabos e velas, bem como limpeza do sistema.
fique esperta com o orçamento do mecânico.

abraço!

Anônimo disse...

Boa tarde galera.....sou fã de chevrolet desde pequeno....sempre opala,monza,kadett e astra.Comprei um civic 99 LX automatico também.Por azar meu,o carro só da pau.Já foi radiador,mangueiras e outras coisas corriqueiras como:discos de freio e pastilhas(normal desgaste),lampadas carissimas da lanterna e freio traseiro (14 reais cada uma),Borrachas de suspensão todas(traseira e dianteria).COmprei de único dono com revisões na honda e carimbo no manual,peguei ele com 73mil km,agora está com 96mil km em 6 meses 20mil.Porém eu ando com o pé no fundo,ando forte.Já fiz regulagem de valvulas,bicos e velas trocadas.Será que a forma como uso acasionou isso???....não falo que sim ,porque sou muito cuidadoso com o carro,conheço bem de mecanica e digo pra todos ,esse carro é um carro como todos outros...ele quebra também,mentira quem fala que ele não quebra.Isso quem fala é porque comprou novo.Melhor marca de carro é ZERO,carro novo.Se puderam optar pelo ZERO,comprem um e não um honda usado.Peças carissimas,manutenção cara,revisão carissima.Enfim carro importado como todos os outros.Gosto do carro,confortavel e espaçoso.E vou esclarecer uma coisa,é carro pra velho ou pra quem consegue andar tranquilamente nas ruas .Eu não consigo e não gostei do carro.Tirei 2 da minha lista HONDA E PEUGEOT...forte abraço e obrigado pelo espaço.

Unknown disse...

Caro Anônimo,

este carro foi propriamente adaptado ao Brasil apartir da versão de 2004, usando este carro, desta maneira, nesta parte do planeta vai sambar mesmo, não tem nem alemão que aguente, agora, carro zero não considero como sendo o melhor dos mundos, haja visto carro com problemas crônicos e outros que simplesmente se despedaçam, para rodar aqui, só de SUV mesmo.

Abraço.

GabrielMoran disse...

Provavelmente sonda lambda, isso dá muito nos civic, e o problema dela quando está com defeito é deixar a mistura rica demais.

Filomena da Silva disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.